O Que Fazer para Ganhar Massa Muscular

Se você quer saber o que fazer para ganhar massa muscular e ter músculos grandes assim como aumentar a massa magra e ganhar definição muscular, enfim ter um corpo bonito e sarado, então leia este artigo e encontrará as respostas para as suas dúvidas sobre que tipo de alimentação deverá fazer para obter os melhores resultados.

Além de um programa de treinamento específico onde sejam incluídos exercícios de musculação, para que seja possível aumentar a massa muscular, é necessário também ter atenção a alimentação. A nutrição adequada desempenha um papel fundamental em todo este processo.

Todos os exercícios que você faz independentemente se são exercícios feitos em casa ou um treino na academia, estes são apenas uma parte deste processo para ganhar massa muscular.

O que você come, quando come e em qual quantidade, faz parte do processo natural para o desenvolvimento muscular, é a fonte onde o corpo irá retirar os nutrientes necessários para o ganho, desenvolvimento e recuperação das fibras musculares. 

Controle o Consumo de Calorias

O consumo diário de calorias é uma das principais regras deste processo, os músculos dependem das calorias.

Se você não consume calorias diárias suficientes, estas provavelmente estarão abaixo do limite requisitado e seu corpo não estará apto a fornecer os devidos nutrientes necessários para que possa ser utilizado como parte de energia corporal e obtenção da massa muscular.

De uma forma geral, em dias de treino são necessárias a volta de 38 calorias por cada quilo apenas para manter a massa corporal, o qual significa que se o consumo de calorias for acima deste limite digamos entre as 48 calorias por cada quilo o qual no total são equivalentes a cerca de 3,200 calorias diárias para um individuo de 68 quilos, isto contribuirá para o aumento da massa muscular.

No entanto vale a pena lembrar que este aumento no consumo de calorias deve ser revertido ao seu índice mínimo diário para a manutenção muscular em dias de repouso isto porque seu corpo não necessitará desta dosagem extra quando em repouso e também para que não ocorra o acumulo de gorduras, evitando assim o aumento do peso corporal.

Consumo Diário de Proteínas para Ganhar Massa Muscular 

Para ganhar massa muscular magra também é necessário o consumo de proteínas.

A Proteína também é um nutriente essencial e que não pode faltar no processo do desenvolvimento dos músculos assim como para a manutenção e recuperação das fibras musculares.

Uma das mais conceituadas formas de proteína e reconhecida mundialmente pelo seu benefício no ganho de massa magra é a Whey Protein, a qual é extraída do soro do leite.

Quem treina com pesos necessita de pelo menos 1 grama de proteína por cada quilo diariamente apenas para a manutenção muscular. Seu consumo em forma de suplemento esportivo pode estar entre 1,5 a 2 gramas diariamente por cada quilo beneficiando assim os músculos diretamente e fazendo com que cresçam e predominem os quais o trarão a definição muscular, ou seja, a massa muscular magra.

Carboidratos Fonte Energética 

O consumo de carboidratos não está diretamente vinculado ao crescimento e desenvolvimento dos músculos, mas sim por sua contribuição ao nível de energia corporal. É a primeira fonte de energia utilizada pelo nosso corpo para fazer com que seja possível a execução de qualquer atividade física, sendo a gordura a segunda fonte energética. 

Em dias de treino o consumo de carboidratos deve estar entre as 300 gramas para que o nível de energia esteja de acordo com a intensidade do treino, facilitando assim a execução dos exercícios e o continuo desenvolvimento muscular.

Gordura também é Essencial para Ganhar Massa Muscular 

Antigamente pensava-se que a gordura só nos fazia mal e que devia ser posta a parte principalmente quando em relação ao desenvolvimento muscular, no entanto elas também são necessárias para o balanço da energia corporal, nós precisamos das gorduras.

É claro que existe diferença entre os tipos de gorduras, aquela do tipo boa e a gordura considerada má, no entanto algumas delas se destacam e o Omega 3 a qual é encontrada em peixes como o salmão, entre outros, é uma delas.

Este tipo de gordura favorece o desenvolvimento muscular assim como o fortalecimento e recuperação das articulações. Não se esqueça de que cerca de 25 a 30% do total das calorias consumidas deverá vir das gorduras.

Alimente-se com Regularidade

A frequência com que você se alimenta é tão importante quanto a sua escolha em relação aos alimentos para que possa ganhar ou aumentar a massa muscular. Assim como é obrigatório ter uma alimentação balanceada para garantir nossa saúde em geral também é preciso ter a certeza de que você não fique longos períodos sem se alimentar.

Divida sua alimentação diária em porções menores, por exemplo:

Se tomar o café da manhã as 8 da manhã não espere até a hora do almoço para ter a sua próxima refeição e sim consuma algo saudável é claro, por volta das 10 horas minimizando assim o tempo entre as refeições. Isto fará com que seu corpo não entre em deficiência energética e esteja sempre recebendo os nutrientes necessários. 



Veja também...

Como calcular o índice de massa corporal 

Metabolismo basal 

A influencia do cortisol no desenvolvimento da massa muscular 

Treino de força para ganhar massa muscular 

Treino intervalado de alta intensidade HIIT


Gostou deste artigo? Compartilhe-o 

Faça agora mesmo o seu cadastro totalmente Grátis ao Site para Receber o E-Book 

Como Obter Melhores Resultados no Seu Treinamento

e também um

Programa de Treinamento Completo para Hipertrofia Muscular

Novo! Comentários

Este artigo foi útil? Deixe aqui o seu comentário.