Treino Aeróbico Antes ou Depois da Musculação 

Quando devo fazer treino aeróbico antes da musculação ou depois da musculação?

Está é frequentemente uma das grandes questões não só para quem faz exercícios para perder peso como o caso dos exercícios aeróbicos, mas também para quem faz treinos de musculação e receia perder o volume da massa muscular que foi adquirido durante várias sessões e longas horas de exercícios intensos na academia.

Na verdade esta pergunta tem mais de uma resposta e não é assim tão complicada quanto parece escolher uma delas, seja seu objetivo o aumento da massa muscular, força muscular ou se faz um treino para perder peso.

Entretanto não há nada que proíba a conciliação entre estes dois métodos de treinamento.

Treino aeróbico e o Aumento da Força Muscular 

Os exercícios de musculação são treinos de alta intensidade e durante a execução dos mesmos nosso corpo utiliza o glicogênio armazenado nos músculos para providenciar energia, quando este nível está baixo também a nossa energia corporal estará, o qual irá interferir no desenvolvimento e  intensidade na realização dos exercícios de força.

O mesmo acontece quando o treino aeróbico é feito antes da musculação, a principal fonte de energia que seria utilizada para executar os exercícios que requerem alta intensidade será utilizada "desnecessariamente" e não estará disponível, dificultando seu objetivo de ganhar força e massa muscular.  

Treino de Cardio antes da Musculação ajuda a Emagrecer

Ao contrário da utilização primária de glicogênio (carboidratos) como fonte de energia para treinos de força, quando o principal objetivo é perder peso, os exercícios cardiovasculares deverão utilizar a gordura armazenada no tecido adiposo como principal fonte de energia ou seja:

O treino de musculação deve ser feito antes do treino aeróbico para que o glicogênio seja utilizado antes obrigando assim o corpo a utilizar gordura para providenciar energia durante o treino de cardio.

Qual devo fazer Treino Aeróbico ou Musculação

Estes dois métodos de exercícios físicos como já visto acima utilizam diferentes fontes para providenciar energia, são dois métodos completamente opostos que providenciam benefícios únicos, mas que podem ser trabalhados em conjunto.

Um programa de fitness quando bem elaborado deve conter exercícios aeróbicos e treino de resistência.

O treino aeróbico e a musculação se completam, enquanto calorias são queimadas com o treino aeróbico e força e massa muscular é adquirida com a musculação uma boa prática destes dois métodos de treino será alternar os dias para sejam alcançados o máximo dos benefícios providenciado por cada modalidade.

Muitas pessoas preferem fazer os treinos aeróbicos em jejum pela manhã com o intuito de que queimará mais calorias. Independente da sua escolha o que deve ter em consideração será o nível de energia necessário para a realização do exercício físico e que também se o treino aeróbico for de longa duração e alta intensidade, junto com as calorias irá à massa muscular, devido ao baixo nível de proteína necessária para a manutenção e crescimento dos músculos.

A prática mais aceitável seria fazer o treino aerobico pela manhã e ter uma alimentação rica em proteínas para repor o nível que foi gasto e que é necessária para a recuperação das fibras musculares e desenvolvimento muscular. No fim da tarde a seguir ao devido descanso o treino de força.

Também pode conjugar o treino aeróbico com o treino de musculação no mesmo período, entretanto deve trabalhar com baixa intensidade e por um curto período de tempo se o objetivo principal for o desenvolvimento dos músculos.

 


Veja também...

Treino aeróbico e Zumba Fitness

Quais são benefícios dos exercícios aeróbicos

Métodos de treinamento cardiovascular

Treinamento funcional com Kettlebell 

Exercícios para mulheres, os benefícios do soutien esportivo

Gostou deste artigo? Compartilhe-o 

Faça agora mesmo o seu cadastro totalmente Grátis ao Site para Receber o E-Book 

Como Obter Melhores Resultados no Seu Treinamento

e também um

Programa de Treinamento Completo para Hipertrofia Muscular

Novo! Comentários

Este artigo foi útil? Deixe aqui o seu comentário.